O objetivo principal do projeto em questão é o levantamento cartográfico e cadastral da área urbana do Município de Nova Serrana – MG, além do desenvolvimento de um sistema de gestão de dados.
Foram considerados objetivos específicos:
Os problemas de gestão política e de gerenciamento técnico das cidades crescem, não somente em razão do tamanho das mesmas, mas também em função do nível de exigência e consciência do cidadão que ocupa o espaço urbano, nestes tempos de globalização em que o acesso às informações é franqueado e abundante aos indivíduos componentes das comunidades e da sociedade como um todo.
Assim a importância da informação para a sociedade é, além de uma constatação, uma necessidade básica para o sucesso de todas as ações que tenham como objetivo o bem-estar da mesma. Estas informações devem ser representativas do espaço físico seja na sua forma gráfica (mapas), ou descritiva (cadastros).
Quanto aos benefícios de uma base cartográfica, corretamente especificados e elaborados, sabe-se que podem se revestir em caráter bastante abrangente, como alicerce do geoprocessamento constituindo num meio para a integração das informações oriundas de diversas áreas administrativas e um fim, pois através de sua estruturação e com a adequada definição de software, torna viável a disponibilização das mesmas para os usuários finais, constituídos pelas equipes técnicas e administrativas do órgão gestor, bem como pela sociedade como um todo.
Constata-se que diferente de outras soluções pelo país, com foco apenas na questão tributária, a Administração Municipal de Nova Serrana, através da FEESC, busca uma solução abrangente, contemplando área urbana com cadastro imobiliário, sempre subsidiado por uma cartografia atualizada e adequada às precisões requeridas.
Observa-se ainda que o município atualizou recentemente sua Planta de Valores Genéricos considerando a forte dinâmica econômica ocorrida em Nova Serrana nos últimos anos. Registra-se que segundo diversos indicadores oficiais Nova Serrana apresenta, nos últimos anos, crescimento populacional de renda acima da média nacional, situação que exige PGV sempre atualizada e atualizável.
Todas estas informações e aplicações se potencializam quando inseridas em Sistema de Gestão Territorial, conforme se verifica:
Estes benefícios em potencial demonstram a correta visão dos administradores que, ao contrário da maioria que pouco fez para melhorar sua eficiência no exercício de suas funções tributárias, técnico-administrativas e de atendimento à população, ao investir em sua modernização, tornando-se um exemplo de eficiência e transparência de gestão pública.